" ToninhoCarrasqueira nasceu numa família musical. Seu pai, João Dias Carrasqueira, pintor, poeta, ator, é considerado como um dos maiores flautistas e um dos grandes professores brasileiros."Quando meu pai voltava de seu trabalho, nossa casa se transformava em uma escola de música. Com ele aprendi a tocar, como que brincando, naturalmente.
Na casa de Toninho, ouvia-se música o tempo todo. Suas duas irmãs estudavam piano e suas primas, acordeom e violão. Seu pai frequentemente realizava saraus de música clássica e rodas de choro.
Aos 14 anos, já tocando flauta, Toninho começou a se apresentar em público, ao lado de seu pai e de sua irmã Maria José, ao piano. Aos 15, Toninho Carrasqueira conheceu a professora Beatriz Dietzius, pessoa determinante em sua formação.
Entretanto, a figura fundamental na formação de Toninho Carrasqueira vem de dentro de sua casa: João Carrasqueira, seu pai. "Ele foi um flautista e mestre extraordinários. Seu som, sempre expressivo, tinha vida. Sua habilidade técnica e agilidade eram impressionantes. Conhecia profundamente o material pedagógico, livros e métodos para flauta. Sua abertura de espírito e sua técnica excepcional permitiam que abordasse com a mesma naturalidade uma sonata de J. S. Bach, um choro de Pixinguinha ou uma peça para flauta e fita magnética de Bruno Maderna. João Carrasqueira não era somente um grande professor de música, era um mestre de vida. Seus ensinamentos me norteiam até hoje."
Entre os músicos com quem conviveu e convive, Toninho Carrasqueira destaca a importância de seu pai e seus professores, bem como do clarinetista Nailor Proveta, do bandolinista Izaias e dos violonistas Edson Alves e Maurício Carrilho. As características que mais lhe chamam a atenção em seus colegas são dedicação, humildade, generosidade, auto-confiança, busca da transcendência e alegria. Toninho ensina música regularmente há muitos anos. É professor de flauta, música de câmara e prática de conjunto.
Desde 1986, o flautista faz parte do corpo docente do departamento de música da USP. Seus alunos são, em geral, adolescentes e jovens adultos, mas o músico gosta de dar aulas para pessoas de todas as idades. "Ensinar é sempre um desafio agradável, quando se gosta da pessoa a quem se ensina. É muito gratificante ver o aluno evoluir.
Como instrumentista, Toninho Carrasqueira tem, como características principais, a sonoridade, o timbre de sua flauta e seu jeito de frasear."
Site Músicos do Brasil
"A música é necessária à vida. Então, eu faço de tudo para que os meus alunos de flauta consigam tocar. Flautosofia é transformar o som da sua flauta em felicidade. Essa filosofia tem como objetivo maior um mundo mais belo, mais alegre, mais feliz". João Dias Carrasqueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário