24 de abril de 2011

BRINCANDO EM FAMÍLIA II

Origami – Puxe dicas da internet ou compre livros especializados sobre o tema. Há alguns origamis bem simples, que podem ser feitos por crianças pequenas. Utilize papel impresso que é distribuído em faróis ou sobras de papel. O origami exercita a paciência, o raciocínio e é uma terapia ocupacional para a mente. Depois vocês podem formar um móbile para a casa, um quadro decorativo ou forrar uma caixa porta-trecos e presentear uma escola ou instituição beneficente. Diversos valores podem ser agregados a partir de uma atividade tão conhecida.

Mímica – Quem não se diverte com mímica? Guardo até hoje na memória um Natal em que fizemos mímicas de filmes em família, foi muito divertido! Divida a família em dois grupos. Dependendo da idade dos participantes, escolha nomes de profissões, filmes, músicas, animais, ações etc. Um grupo deverá fazer a mímica para o outro. Há também conhecidos jogos com mímica. Aproveite para soltar seu corpo e sua imaginação. A risada é um calmante natural e faz muito bem à saúde!

História coletiva – Um membro da família inicia uma história e cada um continua, inserindo personagens,

lugares e ações, até chegar ao desfecho.

A palavra é... – A família fica em círculo e fala sempre na mesma sequência. A primeira pessoa escolhe uma palavra e pronuncia para a próxima, que cita a anterior e a sua palavra escolhida também e assim por diante (ex.: árvore; árvore e casa; árvore, casa e chinelo; árvore, casa, chinelo e apontador...). Se alguém errar, pode ser dada mais uma chance. Ganha quem conseguir memorizar toda a sequência corretamente. Essa atividade estimula a memória, a concentração, o vocabulário e a associação de ideias, além de ser muito divertida!

O som é... - essa é uma adaptação que criei a partir da brincadeira a palavra é... agora inventando sons e repetindo em sequência. Impossível não rir!

Trama fantástica – Pegue uma (ou mais) folha(s) sulfite(s), divida-a(s) no sentido horizontal em quatro partes de uns 7 cm cada, aproximadamente. Dê uma tira para cada membro da família que saiba escrever. Um não poderá ver o que o outro irá escrever. A folha deverá ser usada na vertical e dobrada sobre cada item escrito, de cima para baixo, como se você pegasse um papel e fosse enrolando, só que em vez de enrolar, você irá tampar o que foi escrito com o próprio papel, fazendo uma dobra por cima. O papel deverá ser passado à pessoa do lado a cada item escrito, ou seja, os papéis sempre trocarão de mãos. Um líder pedirá que todos escrevam um adjetivo masculino; após todos escreverem e dobrarem o papel sobre o que foi escrito, devem trocar os papéis e continuar a sequência que for pedida. Agora o líder pedirá que todos escrevam no papel o nome de um personagem masculino (de desenhos, da política, de novelas, do jornalismo, da História, da literatura etc.) O mesmo processo se repete: todos devem escrever, dobrar o papel e passar à pessoa ao lado. Próximos passos: escrever o nome de um adjetivo feminino, dobrar e passar os papéis; escrever o nome de uma personagem feminina...escrever uma frase com uma ou mais ações, escrever o nome de um local, escrever o que o personagem masculino disse, escrever o que a personagem feminina disse, escrever , por fim, uma moral para a trama. Após toda a troca de papéis ter sido feita, as tramas fantásticas devem ser desdobradas e lidas em voz alta para todos. Crianças e adultos amam essa atividade, que estimula o humor e a criatividade. Antes de ler, ninguém faz ideia de como essa trama coletiva acabará, por isso ela é fantástica.

Ex: O incrível

Chaves

A desengonçada

Rapunzel

Estavam comendo macarrão instantâneo

Na ponta de uma agulha de tricô vermelha

Ele disse: - Estou com fome!

Ela disse: - Uau! Vou desfilar em Roma!

Moral: Não coce a cabeça, meu amor!

Rima maluca– Cada dupla deve fazer uma frase com rima inusitada a partir de uma palavra dada pelo outro grupo. Ex: Palavra Irmã

“Minha irmã ficou anã depois de comer aquela incrível maçã!”

Culinária – Selecione receitas saborosas e fáceis para fazer em família. Compre os ingredientes e inclua todos os membros na preparação. Uma pessoa lê a receita, outra arruma os ingredientes, outra arruma a mesa, outra decora etc. Para iniciar, uma receita de pão, por exemplo, ou de bolachinhas com fibras pode ser interessante. Você se diverte e alivia as tensões sovando a massa.

Jogos – Há uma infinidade de jogos pedagógicos no mercado. Jogos que trabalham a linguagem, a coordenação, a criatividade, a lógica. Pode-se jogar os tradicionais também, como xadrez, quebra-cabeça, dama, dominó, caça-palavras, palavras cruzadas, uno. Lembre-se de que os jogos desenferrujam a mente e a exercitam, auxiliando no combate às doenças mentais.

Jardinagem – O contato com a natureza é sempre revigorante. Cuide das plantas junto com seus filhos. Aproveite para trabalhar a terra, comprar materiais, decorar vasos, plantar sementes, regar, adubar.

Álbum de fotos – Junte a família e organizem o álbum de fotos. Esse é um momento gostoso para rir e recordar muitos bons momentos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário