

Nada melhor que ensinar e aprender brincando! De forma descontraída, leve e lúdica, muitos valores são passados aos pequenos.
- Que comida é essa? Pique frutas e legumes e separe-as em potinhos. Vende os olhos das crianças e peça para cada uma provar um alimento. Quem acertar todos os nomes mais rápido ganha o jogo.
- Quadro de incentivo. Elabore um quadro criativo e divertido em material emborrachado ou cartolina com os dias da semana e espaços para café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar. Analise o dia junto com a criança e incentive-a com adesivos coloridos quando comer frutas, legumes e verduras, deixando que os cole no período correspondente. Ela se acostumará, brincando, a ingerir comidas saudáveis.
- Pratos coloridos e atraentes, com carinha feita de arroz, olhos de ervilha, cabelos de cenoura ralada, bochechas de grão de bico e boca de tomate cortado são um exemplo de como a criança pode comer com prazer e se habituar com comidas saudáveis. Arroz feito com a água em que a beterraba foi cozida deixa-o com cor atraente para criar outros pratos.
- Petisco em palito. Minha prima me contou que cortou cenoura, pepino e pimentão em tiras e em formato de palito e ofereceu, com uma pitada de sal, às crianças durante a brincadeira. O petisco saudável fez tanto sucesso que os amigos dos filhos dela contaram para suas mães, que perguntaram o que ela fizera de tão gostoso para comer que seus filhos agora queriam tanto! Um formato diferente, assim como o modo de servir incentivam a criança a provar um alimento que rejeitariam.
- Escolha frutas coloridas e de vários tipos. Peça para a criança desenhar e colorir num papel cada fruta. Depois recorte essas frutas e cole-as junto com ela num livro de receitas especialmente criado para a criança. Se ela já souber escrever, pode nomeá-las e relatar a primeira receita, agora ilustrada.
Depois as crianças podem ajudar a mãe a lavar as frutas, que serão picadas para uma salada de frutas. Agora é só experimentar a deliciosa e natural sobremesa.
- Outro recurso é utilizar massa de modelar enquanto a mãe cozinha. A criança pode reproduzir diversos alimentos e aprende seu valor nutricional.
- O flanelógrafo é um recurso muito bom para contar histórias e ensinar. As crianças ficam fascinadas ao poder grudar figuras sem que caiam do quadro. É uma base de papelão revestida de flanela ou feltro, onde figuras de pano ou papel com entretela podem ser colocadas. Você pode selecionar figuras de frutas , árvores frutíferas, legumes, verduras , saladas e ensinar sobre a importância dos alimentos.
- Fazer teatro com frutas e legumes é muito interessante, adicionando, com cravos, picles, azeitonas e outros elementos, olhos, boca, nariz e adereços, formando personagens e nomeando-os, como Sr. Bananildo Bacana ou D. Berijelina Bonita. Ajude-o a criar nomes engraçados e situações curiosas. Deixe que seu filho se expresse.
- Carimbos com batatas, repolho roxo ou outros alimentos são ótimos aliados para ensinar sobre alimentação saudável. Corte a batata ao meio, faça, com uma chave de fenda pequena ou lápis, um desenho de cada lado da batata cortada, escavando cuidadosamente a área que deseja que fique em branco ao carimbar o papel (formato de flor, de boca, de folha, de mão, de coração, de estrela...) e passe cada parte desenhada da batata em tinta guache ou outra específica e carimbe no papel, decorando-o de várias maneiras. Os desenhos e papéis podem ser de vários tamanhos. O repolho roxo tem um lindo desenho quando cortado e pode ser carimbado em tinta de tecido para adornar panos de prato.
Todas essas brincadeiras ajudam a desenvolver a criatividade e a imaginação, além de tornar os alimentos familiares e interessantes, aproximando-os do universo das crianças.
- Com crianças maiores, os pais podem ensinar receitas simples, típicas dos países, contar a história do prato, mostrar no mapa onde fica aquele país e qual sua língua predominante. Após pesquisa, a criança pode reproduzir a bandeira do país e colocar sobre a mesa na hora de servir.
Se souberem, os pais podem ensinar algumas palavras naquela língua. Em minhas aulas, as crianças ficavam muito animadas e aprendiam com facilidade quando lhes ensinava músicas simples em outros idiomas.
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